Antônio Castilho de Alcântara Machado d'Oliveira,nasceu em São Paulo,no dia 25 de maio de 1901 e morreu no Rio de Janeiro,no dia 14 de abril de 1935.Em sua vida foi um jornalista, político e escritor brasileiro. Apesar de não ter participado da Semana de 1922, Alcântara Machado escreveu diversos contos e crônicas modernistas, além de um romance inacabado.
De família ilustre, de advogados e escritores, formou-se em direito no ano de 1924, na Faculdade de Direito de São Paulo, onde o pai José de Alcântara Machado, também escritor, era professor. Porém, Alcântara nunca exerceria a profissão de jurista, preferindo aos dezenove anos iniciar a carreira de jornalista, na qual chegou mesmo a ocupar o cargo de redator-chefe do Jornal do Comércio.
Começou na literatura primeiramente ao escrever críticas de peças de teatro para o jornal. No ano de 1925, viajou à Europa, onde já estivera quando criança, e de onde se inspirou para escrever crônicas e reportagens que viriam a dar origem ao seu primeiro livro, Pathé-Baby (lançado em 1926), o qual recebeu um comentario de Oswald de Andrade, este que estreitava os laços de amizade com Alcântara.
Postado por Victor Bononi Gonçalves n 24 7F
domingo, 6 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário