O museu se abre...

Ao chegar ao Brasil LAsar ficou fascinado com...

Páginas

Mestre azulao fez quantas obras de cordel?

Em que ano Tarsila do Amaral voltou para o Brasil e se formou o grupos dos 5?

domingo, 21 de março de 2010

O que é Moçambique-Luis-7f-18

Moçambique é uma dança que tem origem africana provavelmente veio de Moçambique onde deve ter surgido o nome.Essa dança é mais dançada no Brasil central, São Paulo e Minas Gerais. Quando chegou no Brasil era conhecida como dança de salão e era dançada nas moradias de grandes fazendeiros.
Passou o tempo ela não foi mais conhecida como antigamente passou a ser uma dança africana com mistura de varias danças, sendo confundida por outras danças que normalmente leva o nome de santos. Atualmente Moçambique é dançado pelos caboclos. Na dança tem varios personagens como: o capitão chefe e seu substituto, dois guias, dois tambores, quatro pajens que levam o chapéu de sol do Rei e da Rainha, dois capitães, espadas, coronel, alferes da Bandeira.

william7fno26-Videos de Danças Brasileiras - Moçambique

Danças Brasileiras - Moçambique (1 de 3)



Danças Brasileiras - Moçambique (2 de 3)



Danças Brasileiras - Moçambique (3 de 3)

william 7f no 26 -historia de moçambique

Pereira de Moura, a ele devemos a história da origem do moçambique, que vou apresentar no trecho abaixo:
"Um homem tava numa festa e tinha quatro pessoas na porta para matar ele. Ele era devoto de São Benedito e o santo disse: 'Vamos inventar uma dança'. Assim o homem pôde sair e ir embora. O santo inventou e o homem saiu junto e os quatro homens não mataram ele. O homem saiu no meio dos moçambiqueiros." São Benedito inventou a dança dentro da casa, onde se realizava a festa, e os dançadores saíram formados em duas fileiras, uma do mestre e outra do contramestre. O homem que queriam matar foi andando no meio delas."

sábado, 20 de março de 2010

Victor Bononi Gonçalves n24 7F

Aqui esta um exemplo de musica de Moçambique

Ai, vamo com Deus
Ai, vamo, ai, junto com a Virgem Maria
Ai, ô, ô, nosso rei São Benedito
Ele há de nos ajudar, ê, a

Senhor rei mandou, mandou
Marrar o paiá, pra ficar bonito
Marrar o paiá, sirbico ou siribico
A, ê, ê, a, ai, ê, ê, a
Na linha de São Benedito
Senhor rei mandou, mandou
Marrar o paiá, pra ficar bonito

Victor Bononi Gonçalves n24 7F

O moçambique ou maçambique, como preferem denominá-lo alguns informantes, parece ser coisa relativamente recente no folclore do litoral norte de São Paulo. E é possível que tenha sido introduzido, especialmente em Ubatuba e Caraguatatuba, por gente de serra acima, como se diz porl á ao se referir aos habitantes do município de São Luís do Paraitinga e até de Taubaté, há uns trinta anos.


O moçambique ou maçambique, como preferem denominá-lo alguns informantes, parece ser coisa relativamente recente no folclore do litoral norte de São Paulo. E é possível que tenha sido introduzido, especialmente em Ubatuba e Caraguatatuba, por gente de serra acima, como se diz porl á ao se referir aos habitantes do município de São Luís do Paraitinga e até de Taubaté, há uns trinta anos.


Victor Bononi Gonçalves n24 7F

sexta-feira, 19 de março de 2010

Indumentária-Luís-7f-18

A indumentária é o que eles vestiam para poder dançar moçambique. Eles tinham uma roupa adequada que era: calção estreito e fechado nos tornozelos, com guizos em volta das pernas e dos joelhos. Blusa com duas faixas cruzadas ao peito. Touca na cabeça. A calça, blusa e a touca são vermelhas ou azuis. Os pés descalços.

Instrumentos -Luis-7f-18

Instrumentos
Durante a festa os instrumentos são:viola, violão, cavaquinho, caixa, pandeiro e guizos nas pernas.
Além da marcação do ritmo pelo bater dos bastões levados pelos dançarinos. A “escada de São Benedito” é uma das modalidades mais interessantes do Moçambique.




quarta-feira, 17 de março de 2010

yuri 7f 27

A coreografia é semelhante à do vilão, dispondo-se o grupo em duas fileiras, frente a frente, deixando-se espaço necessário para o movimento dos bastões. Não há uma ordem predeterminada para a dança. Ao mestre, tendo ao lado o contramestre e o capitão, cabe a responsabilidade de direção do conjunto, sobre o qual exerce severa fiscalização. É ele que dá início à apresentação, entoando uma saudação religiosa, seguida de apitos, cantos, som dos paiás e batidas dos bastões, guiados pelas ordens que comandam o desenrolar da coreografia. O que caracteriza o movimento da guarda de moçambique é o molejo do corpo que, associado ao dobrar dos joelhos, dá a impressão de o dançarino querer ir ao fundo da terra, através das batidas fortes e cadenciadas dos pés. A música se chama "linho" ou "ponto" e os cantos mantêm a tradição dos solos, terças e coros, atingindo às vezes os falsetes. Utiliza peque orquestra de percussão, com caixas, pandeiros, reco-recos, com destaque para o pantagome, uma espécie de chocalho artesanal, tocado ininterruptamente.

yuri 7f 27

Nesta dança são usados bastões, de 70 a 80 cm de comprimento e 3.5 cm de diâmetro, que tanto servem para marcar o ritmo quanto para traçar no chão figuras como estrela, escada, flor ou outros desenhos. O s mais antigos participantes contam a lenda de que o bastão deve ser feito manualmente, empregando-se nele as três diferentes madeiras que serviram para a tortura de Cristo: o cedro, com que se fez a crus; a acácia e a braúma, da qual saíram os cravos. É também usado um instrumento primitivo chamado de “idiofone”, que emite forte som quando soprado com força e habilidade, fazendo parte da marcação musical. No Moçambique, a bandeira consagrada ao santo protetor, São Benedito, tem lugar de destaque.

segunda-feira, 15 de março de 2010

William7FNo26 -Moçambique (vários temas num só)



Moçambique é uma dança folclórica que são dançadas, durante as festas religiosas do Divino, Folia de Reis e outras. É constituída por um cortejo que percorre as ruas dançando e cantando, com instrumentos de percussão, de corda e guizos presos aos tornozelos.
É uma dança de origem africna louvando a São Benedito e ele é constituído por 12 pares de dançarinos, o mestre, contramestre, o rei, rainha, general, capitão, as damas e o grupo de tocadores.
Duas fitas largas com as pontas soltas, vermelhas ou azuis, cruzando o peito e as costas, identificando o grupo. O rei e a rainha vestem mantos condignos com sua honra e majestade.
Usam vestimentas simples que assemelham à do vilão; o gurpo, usam calça e camisa branca, casquete branco com figuras geométricas bordadas. A calça é presa aos tornozelos. No tornozelo estão presos uma espécie de paias que, com os movimentos ritmados, produzem um bonito efeito sonoro.
(Obs:Convém observar, que às vezes os paiás são substituídos por pequenas latinhas com pedrinhas ou chumbo de caça.)
















http://pt.wikipedia.org/wiki/Mo%C3%A7ambique_(dan%C3%A7a) e entre outros.(sites, livros,pessoas)