O museu se abre...

Ao chegar ao Brasil LAsar ficou fascinado com...

Páginas

Mestre azulao fez quantas obras de cordel?

Em que ano Tarsila do Amaral voltou para o Brasil e se formou o grupos dos 5?

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Luis7F18-Mestre Azulao



Mestre azulao se chama Jose Joao dos Santos, nasceu dia 8 de janeiro de 1932 em Sape, na Paraiba.Toca viola,canta,faz poemas e tambem faz textos de cordel, logo ele tem varios dons, e esses dons foram uns dos motivos para que ele fizesse sucesso.Escreveu mais de 100 folhetos e mora no Rio de Janeiro,onde trabalhou na famosa feira Sao cristovao, a alguns anos.Como muitos nordestinos ele veio procurar melhores condicoes de vida no Sudeste.Azulao ja escreveu mais de 300 titulos de cordel.Ele comecou na Radio Tupi a fazer seus textos.Azulao mesmo ja tendo 78 anos e um dos poucos vivos que ainda cantam romance.Ele esta sempre sendo convidado para Apresentacoes, palestras e ler seus versos no exterior, principlamente nos Estados Unidos e na europa.Seus trabalhos sao publicados pela Tupynanquim Editora.Mestre azulao canta a historia da sua vida na mesma entonacao que canta seus bons versos.A imagem publicada e uma foto dele e uma de suas muitas obras da literatura de cordel, chamada a Alma de sinzenando.
Fontes:http://fotolog.terra.com.br/tupynanquimeditora2071:57
http://www.ablc.com.br/historia/hist_cordelistas.htm
http://www.smabc.org.br/smabc/materia.asp?id_CON=18774&id_SUB=88

definiçao e historia da xilogravura

A história da gravura está ligada, na sua origem, à história da escrita e do livro. O homem, gravava imagens. A princípio, o contorno de sua mão nas paredes das cavernas, depois sobre superfícies de barro, pedra, metal, peles de animais e cascas de árvores.



Xilogravura: é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo.



Victor Bononi Gonçalves 7F n 24

xilogravura do cordel

Victor Bononi Gonçalves 7F n 24

domingo, 29 de agosto de 2010

Quadra- Crise Escaseza

Coga chega.
Coga grita monstro da condade me mostre sua bondade
Me de um pouco d'agua e comida
Nao preciso de mordomia nem falaria

Tom corresponde:O mutante presente seja decente
Na ha agua nem comida para lhe dar
Invoco o nome de Vasion que lhe pegue e nem nome lhe sobrara
Sai te daqui demonio!
Vaison aparece e nega Coga
(Vaison)-Muito obrigado, So tava com muito fome po!

William7F26

William7F26

William7F26/Fayga Ostrower




1.Fayga Ostrower 2.Maternidade 3.Gravura

Ostrower, Fayga (1920 - 2001)

Fayga Perla Ostrower (Lodz, Polônia 1920 - Rio de Janeiro RJ 2001)e de família judia, casou-se em 1941 com o historiador Heinz Ostrower, com quem teve dois filhos, Carl Robert e Anna Leonor (Noni).Ela já foi gravadora, pintora, desenhista, ilustradora, ceramista, escritora, teórica da arte, professora. Vem para o Brasil em 1934. Cursa artes gráficas na Fundação Getúlio Vargas - FGV, em 1947, onde estuda xilogravura com Axl Leskoschek (1889 - 1975) e gravura em metal com Carlos Oswald (1882 - 1971). Sua produção inicial em xilogravura apresenta temática predominantemente social.Estuda gravura no Atelier 17, de Stanley William Hayter (1901 - 1988). Em 1969, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro publica um álbum de gravuras realizadas entre 1954 e 1966.Em 1983, é realizada retrospectiva dos 40 anos de sua obra gráfica, no Museu Nacional de Belas Artes - MNBA e, em 1995, a exposição Gravuras 1950-1995, no Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB, no Rio de Janeiro.

pt.wikipedia.org/wiki/Fayga_Ostrower

Perguntas:
1.A artista Fayga Perla Ostrower já foi o que na vida?

RESPOSTA:Gravadora, pintora, desenhista, ilustradora, ceramista, escritora, teórica da arte, professora.

2.Sua produção inicial em xilogravura apresenta qual temática?
RESPOSTA:Sua produção inicial em xilogravura apresenta temática predominantemente social.

William-no26-7F/ Definição e histórico: Literatura de Cordel

Imagem 1.Tipo de cordel pendurado
Imagem2.Tipo de cordel não pendurado

Definição e histórico: Literatura de Cordel

Definição:

Literatura de cordel é uma poesia popular, geralmente oral, e depois passados em pequenas folhas rústicas(geralmente), depois expostos para venda, pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome originado em Portugal, que tinha a tradição de pendurar folhetos em barbantes. No Nordeste do Brasil, o nome foi herdado (embora o povo chame esta manifestação de folheto). Mesmo assim o folheto brasileiro poderia ou não estar exposto em barbantes. São escritos em forma rimada e alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, o mesmo estilo de gravura usado nas capas. Os autores, ou cordelistas, cantam esses versos , acompanhados de viola, como também fazem leituras emocionantes para conquistar os possíveis compradores.

História:

O nome cordel está ligado à forma de comercialização desses folhetos em Portugal, onde eram pendurados em cordões, chamados de cordéis. Inicialmente, eles também continham peças de teatro. Foram os portugueses que introduziram o cordel no Brasil desde o início da colonização. Na segunda metade do século XIX começaram as impressões de folhetos brasileiros, com suas características próprias. Os temas incluem fatos do cotidiano, episódios históricos, lendas , temas religiosos, entre muitos outros. As façanhas do cangaceiro Lampião (Virgulino Ferreira da Silva, 1900-1938) e o suicídio do presidente Getúlio Vargas (1883-1954) são alguns dos assuntos de cordéis que tiveram maior tiragem no passado.
É típica do Nordeste, sobretudo nos estados de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte e do Ceará.Costumava ser vendida em mercados e feiras pelos próprios autores. Hoje também se faz presente em outros Estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. O cordel hoje é vendido em feiras culturais, casas de cultura, livrarias e nas apresentações dos cordelistas.




http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_de_Cordel


Perguntas:
1. De onde vem onome cordel?

RESPOSTA:O nome cordel está ligado à forma de comercialização desses folhetos em Portugal, onde eram pendurados em cordões, chamados de cordéis.

2.Os cordéis são típicos de onde?

RESPOSTA:É típica do Nordeste, sobretudo nos estados de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte e do Ceará.

yuri7f 27

Evandro Carlos Frascá Poyares Jardim nasceu em 1935 em sua vida foi Gravador, desenhista, pintor. Em 1953, ingressa na Escola de Belas Artes de São Paulo la ele estudou pintura com Theodoro Braga (1872 - 1953)modelagem e escultura com Vicente Larocca (1892 - 19--). Entre 1956 e 1957 estudou gravura em metal com Francesc Domingo Segura (1893 - 1974). Especializa-se em gravura em metal, na técnica da água-forte